quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

TENSÕES NA ESCOLA


Marcea Sales nos grupos de Estudos Acadêmicos (GEAC) veio e deixou-me com uma interrogação e uma afirmação. A escola é um lugar ruim? Refletindo sobre isso, interrogo-me diante de tudo que a escola está passando, esses momentos fazem com que várias perguntas apareçam forma descontroladas. O que a escola esta fazendo? O que nos professores estamos fazendo? Que são os culpados pelo o caus escolar? Por que a escola vem perdendo a referencia? Por que será que os nossos alunos estão tão distantes? Por que o entusiasmo dos alunos pelos estudos está fraco? Culpamos nossos alunos pela falta de interesse, culpamos os pais pela ausência na escola, porém penso que os maiores culpados somos nós porque poderíamos fazer mais pelos nossos alunos, pela nossa comunidade escolar.
Vivemos atualmente nas escolas um momento de grandes contradições. O ensino, a função da escola para sociedade passou a ser algo questionável. Hoje a escola sofre violências, renúncias, passam por sacrifícios. Os alunos deixaram de ser alvo de suma importância, já não exercem mais o papel principal dentro das instituições escolares. Não há uma compreensão forte da nossa comunidade escolar sobre o valor da escola; não há um reconhecimento inabalável dos alunos sobre a importância do ensino, da escola em suas vidas, na definição de seu caráter, das suas escolhas. Segundo Vitor Perrone (2009, p. 17)” Críticos escolares convocam alunos a ir além dos fatos, a se tornar solucionadores de problemas e pensadores criativos” Atualmente penso que só os alunos tem a possibilidade de mudar a cara da escola pública em nosso país.
No entanto acredito que esses alunos só podem ser responsabilizados por isso quando nós educadores ensinarmos a eles a lutarem por um mundo justo, igualitário. É necessário que façamos com que eles compreendam a escola como um lugar de construções, de conquistas e não um espaço da baderna e da desordem.

Nenhum comentário: