segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Reflexão sobre o projeto de FOTOGRAFIA


projeto: Minha rua, meu bairro, minha gente


Diante dos estudos desenvolvidos pelo curso de graduação aos poucos vão surgindo idéias para o uso das tecnologias no nosso fazer pedagógico como o trabalho que realizamos com os alunos dos quintos anos da escola Sinesia Caldeira Bela, onde produzimos um ensaio fotográfico que culminou em uma belíssima exposição fotográfica. As crianças se envolveram bastante, quem não tinha câmera pediu emprestado e até mesmo tirou as fotos de celulares. O interesse foi muito grande, pois o tema era “Minha rua, meu bairro, minha gente.

Os alunos demonstraram muito interesse pelas pesquisas, eles fizeram uma viagem pelo bairro Baixão de Sinésia fotografando as ruas, as paisagens, as pessoas, enfim, fotografaram o espaço onde eles vivem usando apenas o celular, já que também não disponibilizávamos de máquinas fotográficas suficientes para a realização do trabalho. Esse trabalho despertou nos alunos o prazer da arte fotografica, sentindo mais prazer pelas aula.

Compreendi que em nosso trabalho como educador devemos sempre dá oportunidades aos nossos alunos de terem acesso a esses tipos de tecnologias, pois ao oferecermos essa vivência, buscamos a motivação do aluno e a autovalorização da sua identidade.

Um comentário:

Maristela Midlej disse...

Oi Edvânia,

Como sugestão para uma próxima turma, sugiro a criação de narrativas digitais com as fotografias utlizando um Fotolog, por exemplo, onde os alunos podem organizar uma história com fotos e legendas.

Bom trabalho.

abs,
Maristela