PLANO DE AULA
Público Alvo: 5 ano Tempo estimado: 2 horas
Apresentação:
A crônica é um texto que focaliza assuntos do cotidiano e geralmente são escritos com linguagem coloquial evidenciando o popular. Esse tipo de texto aproxima-se bastante do conto quando ao contar uma história baseado no cotidiano. Para essa aula foi escolhida a crônica "CHATEAR E ENCHER", de Paulo Mendes Campos, por ser um texto leve e divertido.
Conteúdo:
* Analisando a crônica como gênero literário
Objetivos:
* Conhecer a crônica como mais um gênero textual
* Ler e analisar a crônica para melhor compreensão
* Reescrever a crônica através da história em quadrinho
Estratégias:
* Leitura individual do texto
* Discussão sobre alguma caractéristicas próprias do texto coletivamente
* Em dupla transformar a crônica em história em quadrinho
* Apresentação das histórias em quadrinho para a classe
Avaliação:
* Os alunos serão avaliados durante toda a aula, mas essa não será uma tarefa apenas do professor, cada aluno fará sua avaliação e o grupo analisará o desempenho de todos.
Recurso:
* Texto xerocopiado
* ofício
* Lápis de cor
RELATO DA AULA
Eu sempre trabalho com projeto de leitura, pois acredito que a leitura é um processo muito mais amplo do que interpretar simbolos, gráficos, mas uma prática social que não ocorre apenas no instante da leitura, pois quando levamosestamos interpretando e interagindo com o mundo em que vivemos. No entanto nunca fiz um trabalho específico com crônicas, apenas usava-os como leitura compartilhada.
Ao introduzir a crônica como prática em sala de aula, primeiro disse a turma que o texto que iam ler era uma crônica, um tipo de texto jornalistico que é escrito de forma livre e pessoal e que geralmente é feito com muito humor sobre coisas do dia a dia. Misturando realidade e fantásia e que ao mesmo tempo nos faz refletir sobre fatos da nossa vida. Depois entreguei o texto e pedir que fizessem uma leitura silenciosa.
Após a leitura discutimos alguns pontos do texto a partir de questionamentos:
* No texto"CHATEAR E ENCHER", qual é o fato real buscado pelo autor para escrevera crônica?
* Qual é a crítica que essa crônica traz?
* Qual é a real utilidade do telefone?
* Vocês acham que passar trote é uma brincadeira ou uma falta de educação?
* Como vocês reagiriam se lhes fizessem uma brincadeira no telefone?
As discussões foram bastante significativas de início, diseram que era divertido passar trote más depois surgiram opiniões de que ra falta de esducação e em alguns casos até uma irresponsabilidade, deram até exemplos dizendo que se alguém estivessem passando um trote para a polícia e ao mesmo tempo estivese acontecendo uma briga, alguém poderia até morrer.
As discussões ajudaram os alunos compreenderem melhor o texto fazendo-me perceber que um trabalho com crônica é possível pois se escolhida de forma criteriosa pode motivar o gosto pela leitura por ser um texto que trata de fatos que aconteceram na vida. Alguns alunos até disseram que já tinham passado trote. Diferentimente dos contos de fadas em que os alunos já estão cansados de ler e ouvir ao longo das quatro séries iniciais, a crônica trouxe uma enérgia nova para a sala por sua relação direta com situações vivenciadas na vida cotidiana.
No final, cada dupla apresentou a história em quadrinho feita a partir do texto lido.
2 comentários:
Olá Edvania,
vamos dinamizar este blog? Onde estão as reflexões e as produções do ciclo? Onde está o relatório da atividade de Software Livre? - pode colocar como link para o blog de um colega do grupo, mas precisa aparecer no teu também. Vamos utilizar links, imagens, vídeos, cor, para deixar este ambiente mais atrativo.
Estou aguardando...
abraço
Oi Edivania,
Como pedagoga, achei que vc introduziu um belo texto para dinamizar a sala de aula e
provocar o interesse de seus alunos
pela leitura em si e pelos
acontecimentos cotidianos.
Gostei!
Postar um comentário