Justificativa
Segundo os parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN) , a leitura é sempre um meio, nunca um fim.
Refletindo sobre esse contexto e tendo em vista que as escolas formam poucos leitores, surge a necessidade de criar um projeto que propicie o encantamento da leitura, onde não há cobranças de tarefas.
O projeto tem como foco principal influenciar os alunos de forma prazerosa a se fazerem presentes no mundo das palavras.
Objetivo geral
Despertar o encantamento através do mundo das palavras, possibilitando novas vivências, emções e fantasias.
Objetivos específicos
Conceituais
* Conhecer e ter acesso ás variedades de livros e textos;
* Compreender a função da leitura como fonte cultural;
* Ampliar a capacidade narrativa e expressiva;
* Reconhecer a importância das palavras;
Procedimentais
* Socializar experiências de leitura;
* Compartilhar atos de leitura em diferentes linguagens ( dança, teatro etc);
* Comentar sobre os textos e livros conhecidos;
* possibilitar aos alunos emprétimos de livros e textos variados;
Atitudinais
* Apreciar momentos de leitura;
* Assumir uma atitude curiosa frente á leitura;
* Valorizar a leitura como fonte de conhecimento;
* Apreciar livros e textos diversificados;
Materiais a serem utilizados
* Livros, textos, máquina fotográfica etc.
Etapas previstas
* Apresentação do projeto
* Contato frequente e sistemático
* Planejamento das ações
Produtos resultantes do projeto
* Recitais
* Visitas ás bibliotecas de Irecê
* Seminário
* Dramatizações
* Juri simulado
Orientações didáticas
* Levantamento dos conhecimentos prévios
* Planejamento das oficinas de leitura
Avaliação
* Inicial- levantamento dos conhecimentos prévios
* Processual - Relatórios, registros
* Final - Seminário
Bibliográfia
Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Vanna.
Parabéns pela iniciativa de pensar no projeto de leitura, pois o ato de ler é muito importante para à aquisição do conhecimento em todas as esferas.
O trabalho com a leitura tem como finalidade formar leitores competentes, e futuros escritores, com capacidade de produzir textos coerentes com uma linha de pensamento clara que favoreça o entendimento de quem lê.
Bjs.
Ana Cristina.
Postar um comentário