terça-feira, 16 de setembro de 2008

Reflexão de comunidades virtuais



As comunidades virtuais tem sido vista como um processo de mutação na vida dos povos.
Diminuindo o distanciamento dos diferentes grupos sociais, mobilizando-
os a participarem de uma forma coletiva de ensino-aprendizagem.
A interação, comunidade x blog tem o papel fundamental desde que todos contribuam com suas idéias compartilhando seus interesses pessoais ou profissionais.
Os membros das comunidades trazem a flexibilidade aprendizagens coletivas, desenvolvendo o pensamento crítico, abrin-
do idéias a partir de determinado contexto.

12 comentários:

morando aqu disse...

é plausível a velocidade com que recebemos as informações dentro da comunidade, isso faz com que algo que levei a discussão gere uma infinidade de encontros e desencontros proporcionado pelos participantes, no entanto a aprendizagem coletiva existirá quando for gerado um conflito no que se discute.

Lety disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lety disse...

Edvania,
Falar de comunidade virtual é bastante complexo.Realmente nos distanciamos , no que diz respeito face a face, corpo a corpo.Mas, por outro lado,podemos nos relacionar de maneira produtiva,coletiva e com várias pessoas ao mesmo tempo; gerando assim, conflitos positivos.Isso sim gera conhecimento. Mas tem um porém os textos pautados para as discussões devem ser interessantes, considerados objetos de aprendizagens.

Dani disse...

Vanna que legal!
quando você refere-se às comunidades virtuais,como verdareira mutação na vida das pessoas que delas frequentan. Fazendo com que, vivam mais comunicativas mesmo sem si conhecerem pessoalmente.
Dani

Marisete disse...

É verdade o que tem dito , mas concordo com você em parte, pois acredito que as comunidades também podem distanciar as pessoas isso por falta do contato físico.Ao mesmo tempo que ela pode aproximar ela também pode distanciar!!!

Paula Rodrigues disse...

Há um distanciamento físico entre as comunidades?,Nos estamos falando de algo que nos induz a interagir virtualmente e isso não é um contato corpo a corpo.quando distanciamos do grupo é por que não estamos mais interagindo com ele.por isso que a professora Bonilla sempre esta nos alertando para interagir ,fazendo reflexões e dialogando com outros colegas.

Gleivia Rodrigues disse...

Segundo Lévy,as comunidades virtuais pontencializa uma atualização dos contatos e encontros(virtuais)efetivamente.Então para facilitar a interação,participação e o envolvimente as comunidades, estas estão desempenhado um papel importante no mundo da tecnlogia que fortalecer os contatos que mesmo distantes.

Simone disse...

Vana concordo com você quando afirma em sua reflexão a importância da troca de experiência, acredito que as comunidades virtuais tem um objetivo muito forte no que diz respeito a essa construção de saberes coletivos, onde cada um oferece sua parcela de contribuição em relação ao contexto em pauta.

cau disse...

As comunidades nos permite ampliar nossos conhecimentos através do compartilhamento das idéias dos seus membros.

GIL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GIL disse...

Oi Edivânia,

Para completar sua relexão sobre a interação comunidade virtual x blog, venho afirmar que uma comunidade virtual caracteriza-se por ser um conjunto de pessoas com interesses em comum onde são estabelecidas relações num espaço virtual, já que em suas palavras você demonstra que o mundo virtual tem o papel fundamental de contribuir idéias, compartilhando interesses pessoais ou profissionais.

Bjs...

Sule disse...

Querida Edvania! Você traz um posicionamento próprio sobre teu entendimento de comunidades! é isso que queremos ver... Mas senti falta de uma articulação entre o que a Edvania compreendeu dos textos com os autores!

Querida! Começar a estabelecer essas relações será fundamental na tua formação... Até porque nós três (eu, Adriane e Bonilla) só conseguiremos identificar os estudos de vocês quando em suas reflexões são evidenciadas com os autores. Perceba, que não é apenas trazer os autores... É trazer pontos comuns, é estabelecer relação com sua vivência, com os autores, com o que foi estudado!!!Por isso nesse curso incentivamos as produções entre professores!!! Porque queremos incentivar professores autores e co-autores de conhecimento e cultura, ou seja, superar a ideia de apenas consumidores dessa informações!

Agora! Para problematizar um pouco: o que é que você entendeu com a ideia de comunidAde como "um processo de mutação na vida dos povos?' Como é que acontece esse processo de mutação???

Bjinhos
Sule

L